A noite desta segunda-feira (06), teve clássico Carioca em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Diante do Botafogo, o Vasco lutou mais e saiu vitorioso em sua casa. Contra o líder da competição, o Cruzmaltino soube alcançar e manter a vantagem mínima no placar, o que lhe rendeu três pontos que poderão ser fundamentais para a permanência na Série A.
Pressionado e brigando para sair da Zona de Rebaixamento, o Vasco recebeu o Botafogo focado em conquistar os três pontos. E a garra em campo foi mostrada em cada lance, desde os mais perigosos até as disputas mais simples.
Logo no início da partida, sobre forte pressão do Botafogo, o zagueiro Maicon fez uma dessas defesas que “valem por um gol”. Após Victor Sá entrar na área e limpar a marcação, o zagueirão foi uma verdadeira muralha se colocando a frente da bola, para impedir um gol que já parecia feito.
Se a defesa valeu por um gol para o Cruzmaltino, quando o gol veio mesmo, ele também se iniciou nos pés do Camisa 4. Aos 28′ minutos de jogo, o chutão do zagueiro vascaíno no meio de campo virou passe para o lateral-direito Paulo Henrique dominar, driblar dois e mandar de canhota para o gol, no cantinho do goleiro Lucas Perri.
Enquanto o Botafogo tinha iniciado melhor o jogo e mais ofensivo, com o gol, o Vasco não apenas assumiu a frente na disputa, como também o protagonismo na partida. Pressionando durante os minutos finais do primeiro tempo, o Gigante da Colina por pouco não ampliou a vantagem contra o Glorioso, não fosse o impedimento de Gabriel Pec.
Segundo tempo
Na segunda etapa a pressão vascaína continuou e por pouco o placar não voltou a ser alterado logo nos primeiros minutos. Precisando reagir na partida, o Botafogo tentou alargar os lados do campo e abrir a marcação do Vasco, mas sem sucesso.
Construindo pouco e mal, o Botafogo não conseguiu chegar com perigo ao gol defendido por Léo Jardim. Enquanto isso, em vantagem, o Vasco recuou, mas manteve a pressão para recuperar a posse e partir no contra-ataque.
Em meio a tensão de ambos os lados, poucas oportunidades criadas e muitas chances perdidas, o placar terminou com vantagem mínima para o time de São Januário. Final Vasco 1×0 Botafogo!
Vasco fora da Zona de Rebaixamento
A vitória do Vasco no clássico é um passo extremamente importante na briga para fugir do Z-4. Com o resultado, o cruzmaltino não apenas sobe a 15ª colocação, como joga para baixo três rivais diretos na briga para escapar do rebaixamento.
Atualmente com 37 pontos, o cruzmaltino está a poucos pontos de garantir a sua permanência da Série A. Além disso, terá mais uma oportunidade em casa para manter a sequência positiva.
Tudo ‘igual’ na briga pelo título do Brasileirão
Com a derrota diante do Vasco, terceira consecutiva, o Botafogo viu a sua ‘gordura’ acumulada no primeiro turno da competição cair de vez. Apesar de continuar líder e ter um jogo a mais a disputar, o Glorioso segue agora empatado em pontos com o Palmeiras.
A situação promete tornar o campeonato, que parecia vencido, em uma disputa maluca pelo título nas rodadas finais da competição. Se antes o Fogão chegou a ter mais de 90% de chance de ser campeão, o fato é que agora está ‘tudo igual’.
Próximos jogos de Vasco e Botafogo
Faltando seis rodadas para acabar o Campeonato, o Vasco retorna a campo no próximo domingo (12), contra o América-MG. A partida, que acontece em São Januário, será válida pela 34ª rodada do Brasileirão, e acontecerá às 18h30 (horário de Brasília).
Enquanto isso, o Botafogo retorna a campo já na próxima quinta-feira (09), enfrentando o Grêmio em São Januário (em virtude do Show do RBD no Nilton Santos). Válido pela 33ª rodada, o confronto, que acontece às 20h00 é um desses ‘jogos de seis pontos’ uma vez que o Grêmio é uma das equipes que seguem de olho no título do Brasileirão.